terça-feira, 19 de outubro de 2010

Poluição do ar


  • Projetos de sistemas de controle da poluição atmosférica
    
    A poluição atmosférica (ou do ar) pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. (Gil Portugal).
    As fontes de poluição atmosférica são inúmeras e inúmeras são também as formas de impedir ou de aliviar a poluição. A legislação ambiental é rica em detalhes que começam por dois grandes ramos: o controle das emissões e a qualidade do ar, ambos regulamentados pelo CONAMA.
    Fontes de poluição atmosférica não controladas, com certeza, de uma hora para outra, serão identificadas pelos órgãos fiscalizadores e o controle será exigido. Dessa forma, há que se contratar um projeto para controlar a fonte emissora. Existem dezenas de maneiras para controlar a poluição atmosférica e a escolha de um deles tem que ser acertada, por motivos da eficiência exigida e principalmente pelo custo envolvido. A GPCA está apta a realizar esses projetos.


  • Diagnóstico de sistemas de controle de poluição atmosférica existentes e sugestões e/ou projetos de melhorias 
 
    Um sistema de controle da poluição do ar envolve um sem número de componentes e comportamentos a serem cuidados permanentemente. A operação inadequada e a manutenção imprópria podem levar a uma falsa impressão de bom funcionamento e ao invés disso, simplesmente estar se jogando energia fora sem o aproveitamento desta e energia e também que compense o custo e o valor do investimento na implantação do sistema. A eficiência é medida através de análises das emissões, das perdas por fugas ou por fatores intrínsecos de algum equipamento ou componente do sistema. Normas de operação e manutenção devem ser revistas, trocas adequadas de componentes e até mesmo modificações no projeto podem ser necessárias.
    A GPCA está apta a verificar todos esses pontos e colocar em prática os acertos.
    Recentemente a GPCA realizou o diagnóstico geral dos sistemas de controle da poluição atmosférica em uma grande empresa de beneficiamento de minérios em Volta Redonda e recalculou todo o projeto existente para uma reformulação geral visando tornar esses sistemas eficientes.

  • Enquadramento
 no programa de auto controle
    
    No caso das emissões para a atmosfera realiza-se, em alguns casos, o Programa de Auto Controle que, no Rio de Janeiro é denominado PROCON-AR.
    O PROCON-AR é uma obrigação legal imposta pelo órgão estadual de controle ambiental, onde o próprio empresário contrata uma empresa especializada e reconhecida pelo órgão de controle, para amostrar e analisar, de tempos em tempos previamente determinados, os parâmetros de emissão para determinados padrões. Os resultados das análises são encaminhados pelo empresário ao órgão de controle. A GPCA está apta a enquadrar sua empresa no Sistema do PROCON-AR e orientá-lo quanto aos laboratórios que realizam amostragem e análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário