terça-feira, 19 de outubro de 2010

Assuntos relacionados a POLUIÇÃO

Lixo Urbano

O lixo além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico (gastos para remoção de 240 toneladas diárias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratação de milhares de garis, produção de milhões de quilos de lixo e riscos a saúde humana.

Algumas cidades estão adotando fornos de incineração de lixo, permitindo reduzir o volume desse material (porém há a poluição do ar que essa queima do material gera. Outra forma de tratar o lixo é criar aterros sanitários, que diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros o lixo é lançado no solo e compactado através de tratores (pode gerar problemas de contaminação do solo e lençóis freáticos).

O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema. Os aterros apesar das vantagens de desvantagens apresentadas são caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo é a diminuição do mesmo.

Apesar das inúmeras tecnologias diferentes desenvolvidas para processar o lixo, a melhor saída (mais econômica) parece estar ligada a mudança de comportamento das pessoas.


Chuva Ácida

A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

O gás carbônico (CO2) expelido pela nossa respiração é consumido, em parte, pelos vegetais, plâncton e fitoplâncton e o restante permanece na atmosfera.

Hoje em dia, a concentração de CO2 no ar atmosférico tem se tornado cada vez maior, devido ao grande aumento da queima de combustíveis contendo carbono na sua constituição. A queima do
carbono pode ser representada pela equação:

C + O2 ---> CO2

Tanto o gás carbônico como outros óxidos ácidos, por exemplo,SO2 e NOx, são encontrados na atmosfera e as suas quantidades crescentes são um fator de preocupação para os seres humanos,
pois causam, entre outras coisas, as chuvas ácidas.

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith,químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas têm se tornado cada vez mais sérios.

Um dos problemas das chuvas ácidas é o fato destas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis.


Cidades Urbanizadas
 
A poluição nas grandes cidades é um tema que nos cerca há muito tempo, desde criança aprendemos na escola os problemas causados pela poluição, como também a necessidade de respirarmos ar puro para não intoxicar nosso corpo porque nosso sangue necessita de oxigênio, na qual o sistema respiratório faz o transporte e elimina as impurezas.
Se tudo funciona bem, com uma boa respiração e ar puro, evita-se não só as doenças respiratórias, mas qualquer outra, já que, organismo desintoxicado tem menos radicais livres, mais viltalidade e maior condição de defender-se das doenças.
Infelizmente esquecemos tudo isso e nos pomos a respirar um ar de qualidade inferior, principalmente nas grandes cidades em que há uma enorme concentração de carros e fábricas poluentes.
Quem de nós já exigiu dos governantes providências para os carros velhos ou caminhões que não usam filtros e exalam um ar que além de poluente é super desagradável?
E carros grandes como caminhões e ônibus que mesmo parados permanecem com o motor ligado?
Há mais de 20 anos, li uma matéria em um dos conhecidos jornais do nosso país alertando às pessoas da necessidade de sair de São Paulo no final de semana para que pudessem respirar, mas parece que isto tocou a uma pequena população.
O problema é que não existe um controle devido da qualidade do ar em São Paulo, mesmo sendo esta, uma das cidades mais poluídas do mundo.
Os parâmetros para medir o ar em São Paulo estão aquém dos exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a tolerância à poluição nesta cidade está ultrapassando em mais de 100% do permitido pelos padrões internacionais suportáveis e as consequências podem ter efeitos alarmantes a longo prazo.
Em outras cidades grandes como o Rio de Janeiro, Recife e Brasília, a medição é mais falha ainda.
Em Agosto de 2010 tivemos, em São Paulo o ar mais seco desde 1940 e apesar do governo dizer que a qualidade do ar está dentro da normalidade, as internações por doenças respiratórias na Santa Casa subiram 30% em relação ao mês anterior, sendo que 80% dos casos de pneumonia são provocados pela poluição.
Partículas minúsculas originadas da queima de diesel e gasolina são cancerígenas além de causar inúmeros problemas respiratórios. E ainda mais, os poluentes podem provocar inconvenientes como:
  • olho seco
  • blefarite
  • alergias em geral
  • problemas de pele
  • ardor ou coceira nos olhos, na garganta e nariz.
Ainda tosse seca, cansaço em alta intensidade, dificuldades respiratórias em geral, dores de cabeça. Se a pessoa tem doenças cardiovasculares pode agravar e até matar e há estudos comprovando que a poluição pode causar depressão e problemas psicológicos.


Doenças

Problemas Causados pela Poluição:

  • Efeitos Tóxicos e Irritações - Poluição do ar

As substâncias tóxicas contidas nos gases e fumaças que poluem as cidades não agem apenas sobre s a saúde das pessoas e dos animais que as habitam, mas sobre as plantas. Algumas dessas substâncias provocam clorose, uma espécie de doença dos vegetais que torna suas folhas amareladas. Outros causam necrose ou manchas escuras como se fossem queimaduras.

Esses efeitos podem ser tão severos a ponto de provocar a morte dos vegetais ou, às vezes, até de grandes áreas de floresta, de acordo com a direção dos ventos predominantes que arrastam poluentes.

No estado de SP grande parte de mata foi destruída por gases e matérias tóxicas provenientes das indústrias localizadas na cidade de Cubatão. A morte da vegetação, por sua vez provocou o deslizamento do solo em várias partes da serra, o que resultou em avalanches que
soterraram vales e rios.

  • Efeitos da Poluição

O primeiro é sobre o próprio ar, na alteração de sua composição e na perda de sua transparência. A partir daí, danifica os materiais pela corrosão enfraquecimento a perda da coloração. As plantas sofrem o efeito em suas folhas. Nas cidades poluídas, as plantas vão-se definhando até morrer.

A ONU prevê, para cada habitante de uma cidade, pelo menos 12m2 de área verde. São Paulo possui 1,5m2 . A saúde humana e animal, entretanto, é a maior vítima da poluição. A poluição pode ocasionar: a irritação dos olhos doenças crônicas do aparelho respiratório, insuficiência no transporte do oxigênio pela hemoglobina, perturbações nervosas e outros. Em casos de inversão térmica demorada foram registrados casos de morte na Inglaterra e Estados Unidos.

Os efeitos econômicos são representados pelos gastos dos Poderes Públicos e da População com remédios e pelos prejuízos à produtividade, ocasionados pela ausência ou mudanças de comportamento dos empregados. Os efeitos sociais são a irritabilidade e o mau humor, que dificulta o relacionamento entre as pessoas.

  • Poluição Prejudica o Desenvolvimento dos Pulmões

As crianças que cresceram na área mais poluída tinham uma probabilidade cinco vezes maior de ter pulmões com funcionamento prejudicado, de acordo com estudos. Isto faz com que aumente o risco de doenças pulmonares,ataque cardíaco e morte, disseram as autoras dessa pesquisa ao
New England Jornal of Medicine”. Segundo os cientistas, este foi o estudo mais longo já feito sobre o impacto da poluição do ar na saúde infantil.

  • Desenvolvimento Prejudicado

A equipe da escola de Medicina Keck, da universidade do Sul da Califórnia, descobriu que crianças expostas desde o nascimento ao ar poluído tinham desempenho pior em testes respiratórios. As doenças respiratórias como bronquite e rinite levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.

  • Poluição Atmosférica

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que três milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos da poluição atmosférica. Isto representa o triplo de pessoas que morrem em acidentes automobilísticos. Um estudo publicado na revista inglesa “The Lancet”, em 2000, concluiu que a poluição atmosférica na França, Áustria e Suíça, é responsável por mais de 40.000 mortes anuais, nesse três países. Cerca de metade dessas mortes deve-se à poluição causada pelas emissões dos veículos.

Entre os poluentes atmosféricos estão o monóxido de carbono, ozônio, dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e os particulados. Alguns destes poluentes surgem principalmente da queima de combustíveis fósseis, particularmente das usinas elétricas a carvão e automóveis. Os óxidos de nitrogênio podem levar a formação de nível de ozônio ao nível do solo.



  • Doenças causadas pela poluição da água

Amebíase, ascaridíase ou lombriga, ancilostomose, cólera.


Queimadas

As queimadas provocam um profundo desequilíbrio ambiental.

A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam
esse tipo de recurso.

As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a
vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.

No caso específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as próximas gerações.


Transportes

O sector dos transportes sendo componente essencial da vida e economia moderna, têm no entanto, um impacto ambiental de grande amplitude, na medida em que contribui para a degradação da qualidade de vida e da saúde humana, como resultado da má qualidade do ar, níveis de ruído excessivos, congestionamento de tráfego e deterioração de zonas verdes.


  • Principais poluentes liberados pelos transportes

Os veículos motorizados são responsáveis por 50% da contaminação da atmosfera que se regista nas cidades, prevendo-se um aumento na ordem dos 20% até 2010, devido ao aumento constante do parque automóvel.

Os veículos automóveis provocam continuamente a formação de poeiras, constituídas por gases, nocivos aos seres vivos, tais como óxidos de carbono. óxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, óxidos de azoto, Hidrocarbonetos e partículas sólidas.


  • Os transportes e suas consequências

O tráfego é indiscutivelmente a maior fonte de poluição sonora nos centros urbanos.

Os ouvidos são órgãos extremamente sensíveis ao ruído, e a exposição acima de 456 decibéis poderá desenvolver doenças como:
Efeitos Psicológicos :

Perda de concentração/reflexos
Irritação permanente
Impotência sexual

Efeitos Fisiológicos:

Perda auditiva até a surdez
Dores de cabeça/fadiga/loucura
Distúrbios cardiovasculares

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) provou que a poluição causada pelos transportes, provoca mais mortes do que os acidentes rodoviários.

Alguns dados preocupantes

21000 mortes prematuras por ano (doenças pulmonares cardíacas)
300000 casos de bronquites em crianças
15000 entradas em hospitais por doenças de coração
395000 ataques de asma em adultos, 16200 em crianças


  • O que fazer para combater a poluição?

O consumo de energia por parte dos transportes contribui em muito para a contaminação da atmosfera, mas, se forem utilizados combustíveis menos poluentes essa contaminação pode baixar.


Combustíveis menos poluentes:

biodiesel
gás natural
hidrogênio
eletricidade


Outra medida será sensibilizar a população para a utilização dos transportes públicos no centro das cidades,

Nenhum comentário:

Postar um comentário